domingo, 29 de maio de 2011

CAVALEIRO KADOSH - quadro


Kadosh - Óleo sobre tela - 1,00 x 1,00m - R$ 500,00
CAVALEIRO KADOSH
O termo Kadosh, que quer dizer santo, na simbologia do grau corresponde aos sete céus da filosofia gnóstica, onde habitam os santos e aos quais chegavam os iniciados subindo a escada de sete lances. No ritual se associam a cada lance dessa escada uma das sete artes liberais, que são a Astronomia, a Música, a Geometria, a Aritmética, a Lógica, a Gramática e a Retórica. Cada uma com suas correspondências astrológicas.
René Guenón descreve a Escada do Kadosh como sendo uma escalada iniciática onde o neófito começa no Primeiro Céu (Tsedakah), correspondente á Justiça e termina no Sétimo Céu (Emounah), correspondente á Fé. Assim, cada degrau da Escada do Kadosh corresponde, ao mesmo tempo, a um dos sete céus da tradição gnóstica e a uma das virtudes teologais. Assinala ainda, o citado autor, que esse simbolismo parece ser de origem caldeia, incorporado pelos gnósticos aos Mistérios de Mitra.
É preciso ver nesse simbolismo também uma influência da Cavalaria medieval, tendo em vista o fato de que, muitas vezes, os exércitos medievais eram divididos em destacamento chamados “escadas”. Há também evocações á tradição hebraica, já que a Escada do Kadosh evoca, em primeiro plano, a Escada de Jacó bíblica, ligação mística entre a terra e o céu, por onde os “anjos sobem e descem.”

[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário