segunda-feira, 24 de agosto de 2009


A ESCADA DE JACÓ


”Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa supor nossa vã filosofia”.

Ir.’. William Shakespeare

... estão tentando salvar-me,

mas estou indo bem, o melhor que posso...

Passo a passo, um por um, mais e mais alto,

Passo a passo, um por um subindo pela escada de Jacó...

Tudo o que eu quero para o amanhã é tornar-me melhor hoje”.

...versos da música Escada de Jacó de Bruce Hornsby

Traduzem o tema deste trabalho. Refletem uma melhoria contínua e constante. Devem refletir atitudes, crenças e valores da Irmandade.

A "escada de Jacó é a escada simbólica da Mediunidade, através da qual os Espíritos se colocam em contato com os homens, no Plano Físico.

A subida da escada de Jacó não é uma atividade de mão única. Essa escalada é rica, é de interação vital para se completar a obra. Ela é o fluir de todos os recursos espirituais necessários para que os "mistérios das alturas" sejam desvendados em nossa insustentável fragilidade humana.

Ao apreciarmos a natureza podemos perceber que tudo o que nos cerca é algo que o Criador nos ensina por intermédio de símbolos e alegorias. O Sol que se eleva no firmamento e em seu nascente e poente, aí está uma alegoria de nossa existência mortal, a vida e a morte e, mais ainda, a ressurreição. A semente plantada nos ensina o renascimento.

A interpretação da escada de Jacó é que este é o único caminho para atingirmos o êxtase total, a plenitude, entretanto, devemos mais uma vez superar os obstáculos que encontramos em nossa ascensão, pela fé renovadora, simbolizada e identificada pela Cruz.
A âncora aqui não representa tão somente a esperança, todavia sua colocação nos degraus da escada de Jacó significa o elemento que deve ser ultrapassado, pois a âncora tem a finalidade precípua de nos fixar à matéria. Também representa a Esperança no Aperfeiçoamento Moral.
O cálice representa a provação, o juízo final, transposto este obstáculo, atingimos a luz maior, a estrela de sete pontas ou dos magos conforme o arcano XVIII do livro de Thot.

Assim como a Escada de Jacó está envolvida nos mistérios e instituições que a tradição nos dá conhecer, temos a árvore da vida, no jardim do Éden nos mostrando caminhos entre um estágio inferior para um estágio superior. O verso da carta do tarô - o arcanjo maior - O julgamento - aonde vemos uma escada de sete degraus um arcanjo com sua trombeta , tendo à sua volta uma serpente que engole seu rabo com uma árvore ao seu redor. Além de figuras humanas na base da escada.
Esta carta mostra a ressurreição sob influência do Verbo. A Arvore da Vida carrega a seiva para Ourobus, a serpente que morde sua própria cauda, que é o símbolo da eternidade. A misteriosa escada dourada (escada de Jacó) que é o veículo para o homem ascender a um plano superior, atendendo ao chamado do arcanjo. A compreensão desta linguagem simbólica implica o conhecimento de questões que estão diretamente ligadas ao estudo e análise do nosso subconsciente, dos arquétipos e do nosso inconsciente coletivo descrito por Carl Gustav Jung.

A sabedoria é um crescimento da alma, e a recompensa do trabalho e do esforço, que não pode ser adquirido se não pelo seu igual valor em sacrifício. Cada vez que você progride, ao olhar par trás, perceberá ter passado pelo altar os sacrifícios, algo que representou o trabalho de suas mãos e de seu coração. Simbolizando que, por meio do trabalho, retribuirá aos seus Irmãos e a Humanidade os benefícios que recebeu gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário