quinta-feira, 13 de agosto de 2009



A MAÇONARIA E O HOLISMO



A Maçonaria, considerando que homem e Natureza, são componentes de um mesmo sistema, alinha-se ao conceito de holismo.
A idéia de holismo não é recente. Ela atravessa por várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano. O pensamento holístico é profundamente ecológico, e de acordo com ele, o indivíduo e a Natureza não estão separados, mas formam um conjunto único, que não pode ser dissociado.
A palavra holismo vem do grego “holos”, que significa “o todo” – a integração das partes num todo. Aparece pela primeira vez na obra “Holismo e Evolução” , de Jan Smuts, em 1921, governador britânico no sul da Índia, que assim a definiu : “A tendência da natureza a formar, através de evolução criativa, todos que são maiores que a soma de suas partes”.
Holismo é o conceito-chave do paradigma que afirma haver uma integração abrangente do mundo e do homem. Em contraste com a experiência de uma fragmentação na ciência e na vida cotidiana, a integralidade é apresentada como um conceito filosófico-científico.

A humanidade está presente no Universo como parte de um único organismo vivo, de uma rede harmoniosa de relações dinâmicas.

A humanidade faz parte de uma rede universal (ecossistema, família) de Natureza e Mundo, e cada indivíduo deve procurar estar em harmonia com cada elemento desta rede transcendente. Quando se compreende qual é o seu papel na Natureza e no Cosmo - então compreende-se que “integralidade” e “sagrado” são uma só coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário