quinta-feira, 13 de agosto de 2009


PRINCÍPIO HERMÉTICO E MAÇONARIA
O holismo impregna os conceitos maçônicos, desde o interesse pelo aperfeiçoamento pessoal conduzindo, necessariamente, ao da sociedade, até a busca da consciência unicista; e desde a sensibilidade ecológica até a idéia de uma “rede”(A Ordem) global.
A Maçonaria faz o “bem”, física e moralmente. Seus adeptos unem-se em sentido fraternal – e, segundo Helena Blavatsky, em seu livro “As Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria”: “é a única “religião” no mundo, se consideramos o termo como derivado da palavra “religare” (ligar), pois que une todos os homens que a ela se filiam como “irmãos”, sem preocupações de raça ou fé”.
Holismo, basicamente, é uma atitude diante da realidade, uma forma de perceber e compreender o mundo, onde há “permissão” para um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte, Filosofia e as Tradições Espirituais.
Sendo assim, o pensamento holístico e Maçonaria formam um conjunto, que atravessa todos os níveis de atuação individual e social do maçom; esse conjunto admite todas as religiões; admite todos os sistemas filosóficos - mas não os mesclam, não os misturam (Corda de 81 Nós – todos juntos, porém, cada maçom conserva sua individualidade). Respeita o que cada um tem de importante e entende que a diversidade é aceitável e é até recomendável e essencial para a proliferação e riqueza das idéias.
Não exclui, não condena, não separa. Somente constrói pontes, estabelecendo correlações entre áreas consideradas inconciliáveis como a Ciência e o Misticismo, a Arte e a Filosofia.
Considera que em cada coisa está representado o Todo e que este transcende a simples soma de suas partes (Princípio Hermético).

Nenhum comentário:

Postar um comentário