quinta-feira, 13 de agosto de 2009


O TODO OU O FRAGMENTO
A concepção do Universo como um todo harmonioso e indivisível é o enfoque central do Paradigma Holístico; e como evidencia a teoria holográfica, cada parte constitutiva do Universo contém informações sobre todo o Universo e, portanto, alterações nas partes afetam o todo.
Essa concepção substitui o modelo fragmentado e reducionista baseado na orientação mecanicista do paradigma newtoniano/cartesiano.

A percepção holística preocupa-se com o bem-estar do ser total,
integrado em seu meio.
Ela está baseada na suposição que corpo, mente e espírito formam uma unidade.Por ser livre e possuir conhecimentos abrangentes, antigos e ecléticos, a Maçonaria e seus membros buscam, nas mais diversas áreas do saber, suas verdades e experiências, resultando em uma filosofia ampla e holística.
A Maçonaria, sempre estimulou seus adeptos, a superar formas de dualismo (o número 2 – o opositor), em busca da totalidade: ser humano e Natureza, energia e matéria, corpo e espírito, etc. O holismo é uma visão de mundo que se contrapõe à visão dualista, fragmentadora e mecanicista que despojou o ser humano da sua unidade, ao longo dos séculos. A Maçonaria propõe o simbolismo primevo da Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário