quarta-feira, 5 de agosto de 2009


A MACIEIRA NÃO DEU CERTO. MAS A ROMÃZEIRA SIM!

Ao lado da minha casa de minha infância tinha uma macieira que não deixava a luz entrar totalmente em meu quarto. Ela tapava minha visão exterior com sua copa.
Eu cresci olhando a macieira e lembro que seus frutos não desenvolviam, nasciam as flores, que logo se tornavam maçãs, mas que amarelavam, apodreciam, caiam. Isso me deixava intrigado, era algo que não tinha explicação, a terra era fértil, e chovia muito na região.
Por que os frutos apodreciam? Perguntava a meus irmãos e nunca tinha a resposta.
No entanto, me parecia útil viver à sombra dela. Seus galhos faziam sombras que permitiam que eu dormisse até mais tarde.
Acordei certo dia com o tinir do machado. A janela estava aberta! Vi que meu pai derrubava a macieira. Saí do quatro a pinotes, rumo ao quintal. Chegando lá queria saber o porquê. Meu pai disse que a maçã era a fruta da discórdia; que Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso porque eles comeram maçã. Voltei para meu quarto, pensativo: sendo a árvore da desunião, meu pai acertou em derrubá-la...Era por isso que ela não dava frutos...
No dia seguinte acordei com uma luz intensa em meus olhos. Olhei pela janela e a macieira não estava mais lá. Eu ainda estava meio cego devido à luz. Um de meus irmãos, que não pude ver, pegou minha mão e me conduziu até a janela. Lá pude ver que a árvore plantada no lugar era uma romãzeira.
Tempos depois a romãzeira estava florida. Quase todas suas flores se transformavam em romã. Suas sementes ficavam bem juntinhas e presas na tenra casca. As romãs maiores apresentavam rachaduras, e suas sementes caiam e germinavam no solo fértil. As mudas recém nascidas ficavam à sombra da mãe até certa idade, depois meus irmãos as replantava em lugar com maior luminosidade, e elas cresciam e davam frutos.
Eu sei que muitos gostam de plantar macieiras, porque maçã tem bom valor de mercado. Outros de dormir até mais tarde, de viverem à sombra. Esperam os frutos sem nunca terem plantado uma árvore. Não os julgo. Que plantem macieiras!
Mas eu estarei sempre com meus irmãos plantando romãzeiras. Porque sei "quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!"

Um comentário:

  1. Gosto de comer romã na passagem do ano e guardar trës sementes...dizem que dá sorte!

    ResponderExcluir