quinta-feira, 13 de agosto de 2009


A MAÇONARIA É SECRETA?
A Instituição não é, exatamente, uma sociedade secreta, porque sua existência é conhecida, mas é iniciática: o candidato ingressa por meio de rituais, iniciado por um Mestre Maçom. A Ordem é uma sociedade “discreta”.
As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. O único segredo que existe e só se conhece por meio do ingresso na Ordem, são os meios usados pelos maçons para reconhecerem-se entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
Também é ciência (investigação racional ou estudo da Natureza direcionado à descoberta da Verdade), no seu aspecto mais abrangente, partindo da premissa que homem e Natureza são componentes de um único sistema.
É ciência aplicada na prática, eticamente, para a evolução geral da humanidade, entendendo que a ação é decorrência do pensamento, adotando o desenvolvimento do intelecto, como via para o desenvolvimento da capacidade maior da Ordem, da Sociedade, do Planeta e do Universo. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário