terça-feira, 11 de agosto de 2009




O QUE SIMBOLIZA O PAVIMENTO MOSAICO?

Significa a variedade do solo terrestre, formado de pedras brancas e pretas ligadas pelo mesmo cimento; simboliza a união de todos os Maçons, apesar de diferenças de cor, climas e de opiniões políticas e religiosas. E também, a imagem do Bem e do mal, de que se acha semeada a estrada da vida.
Simboliza a perfeita harmonia e dualidade entre os opostos nas leis naturais no Universo. É o emblema do Eco, reflexo, conflito ou contraposição de forças antagônicas. Simboliza a dualidade positivo-negativa de todas as coisas existentes; cada elemento da natureza tem o seu oposto: espírito e matéria, luz e sombra, calor e frio, vida e morte, etc.
Simboliza a diversidade dos homens e de todos os seres, animados ou inanimados, entrelaçando-se o espírito com a matéria.Com seus ladrilhos unidos e simétricos representa a harmonia universal, a união de homens de todas as raças e crenças e a afirmação de que a maçonaria não admite preconceitos.Lembra que apesar da diversidade do antagonismo das coisas da natureza, em tudo reside a mais perfeita harmonia.
Remetem ao Maçom à humildade que lhe deve ser inerente, perante as mais variadas representações da Fé no Grande Arquiteto, orientando-nos para o caminho da tolerância e desapego aos preconceitos quando nos deparamos com conceitos diversos de religiosidade mas, que não representando nenhuma afronta às Leis Maçônicas, devem ser respeitadas e vistas como a exteriorização do amor ao G.'.A.'.D.'.U.'.Esta tolerância, deve se dar apenas no sentido de desapego à conceitos pré-concebidos que nossa vivência no mundo profano eventualmente nos faz incorporar, e o respeito às religiosidades humanas tem a finalidade de busca a uma harmonia Universal.

Mostram-nos ainda seu apoio no pavimento de mosaico, que é a personificação da dualidade ou pares opostos, como dia e noite, a dor e o prazer, a honra e a calúnia, o êxito e a desilusão, pois é na dualidade que repousam todos os caminhos de nossa existência, porquanto são os dias dos homens que fazem o julgamento de sua própria conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário