quarta-feira, 5 de agosto de 2009


O SIMBOLISMO AFRODISÍACO DA ROMÃ

Por quê Salomão valorizava tanto a romã e o seu vinho?
Além do atributo afrodisíaco que os comerciantes dão ao vinho da Romãzeira, o relato de Cantares é claro. Um homem para contentar a mil mulheres, mesmo com higidez excepcional, deveria valer-se de algum produto afrodisíaco, que não era outro senão o vinho da romã.
Isto justifica o seu uso, a ponto de fazer da Romã um símbolo sexual conjugado com os lírios, símbolo da excelência feminina. Colocadas as Romãs e os Lírios, nos capitéis das Colunas do Templo, quis Salomão render destaque à sua condição de rei poderoso em todos os sentidos. Poder-se-ia, contudo, questionar sobre esse evento: mas quando Salomão tinha mil mulheres o Templo já estava construído como as duas respectivas colunas.
No entanto, já naquele momento, Salomão possuía mulheres em grande número e é de se supor que a ingestão do vinho afrodisíaco já era um hábito e uma necessidade. Não se conhece a idade exata de Salomão.Mas, se com idade tenra iniciou a construção do Templo, como justificar a presença das Romãs e dos Lírios? Talvez uma manifestação profética, uma vez que esses adornos foram determinados por Davi que os recebera do Senhor. Davi, por sua vez, tivera um grande número de mulheres e concubinas, e o uso do vinho afrodisíaco, poderia ter sido também um hábito seu. Portanto, as romãs simbolizam a virilidade masculina.
Uma justificativa coerente sobre a presença das Romãs, além de que simbolizava a união fraterna pela coesão de seus grãos, era a da necessidade dos excitantes sexuais, que vem justificada pelo costume que os poderosos tinham de manter junto a si, múltiplas esposas e concubinas.

Um comentário: